Quando unhas encravam e inflamam, o incômodo é certo. Felizmente, entretanto, é possível aliviar e até evitar tais episódios
Foto: Reprodução/Web
Você provavelmente já sofreu ou sofre, ocasionalmente, com a inflamação de uma unha encravada, não é? Esses episódios são bastante comuns e caracterizados por um crescimento levemente irregular da unha, que acaba entrando na pele do dedo. A condição, conhecida cientificamente como onicocriptose, gera um grande incômodo pelo inchaço, vermelhidão, dor na região, detalhes que dificultam o caminhar, dirigir e realizar as demais atividades simples, cotidianas. E não é só isso!
Uma unha encravada pode levar a uma infecção séria se não tratada. Os principais sinais de inflamação envolvem o surgimento de secreção amarelada, região esponjosa, dor constante e uma vermelhidão excessiva. Neste ponto, o ideal é que um profissional realize uma avaliação minuciosa para adotar medidas mais incisivas de tratamento. Em algumas ocasiões, até mesmo a remoção da unha se faz necessária. O ideal, portanto, é evitar que tudo isso aconteça. Mas como agir nesse sentido? Quais medidas podemos adotar para evitar que as unhas encravem ou inflamem nesse ponto? Hoje compartilhamos com você 5 das nossas principais dicas de cuidados com aquelas unhas que insistem em encravar. Quando esse é o tema, é essencial que atuemos principalmente na prevenção. Quer saber exatamente o que fazer? Veja conosco:
Não use sapatos apertados Parece óbvio, mas trata-se de algo que geralmente esquecemos. Sapatos fechados e muito apertados são os principais inimigos das nossas unhas! Esse uso constante leva ao encravamento sem que nem percebamos, só quando a situação já está bem complicada e incômoda. Os sapatos mais apertados costumam pressionar bastante os cantos dos dedos, favorecendo o processo inflamatório que tanto queremos evitar. Experimente, portanto, adotar calçados com bico alargado ou arredondado. As mulheres podem optar por sandálias que deixem os dedos soltos e respirando. Um verdadeiro alívio!
Evite retirar cutícula demais
Se você costuma retirar cutículas em casa e passar do ponto, um alerta: as feridas provocadas pela remoção excessiva de cutícula podem favorecer o encravamento das unhas, especialmente as dos pés. Como esses dedos ficam muito tempo abafados pelos sapatos, se machucados a cicatrização é mais difícil, o que os torna propensos a encravar. E não é só isso: machucados são portas de entrada para fungos, micoses e outros micro-organismos prejudiciais à nossa saúde. Ao retirar a cutícula, atente-se à quantidade. Evite machucar-se removendo demais!
Procure um profissional Em casos de inflamação avançada, o ideal é mesmo procurar um profissional que ajude a promover uma cicatrização eficiente e segura. Alguns sinais de alerta para buscar ajuda envolvem a falta de circulação local, desconforto extremo, a impossibilidade de cortar a unha encravada e até febre. Pessoas diabéticas devem, inclusive, seguir acompanhando o quadro e a tendência ao encravamento mesmo após a cicatrização. Importante ficar atento(a) à evolução do quadro e, se possível, não deixar que ele volte a ocorrer!
Use um bom cicatrizante Quando a unha encravar, não hesite em evitar que o problema se agrave: invista em um bom cicatrizante. Oleozon pode te ajudar e muito nessa missão, pois o óleo de girassol ozonizado é um regenerador potente que contribui no processo de cicatrização mesmo que a pele esteja em um estado bastante sensível. O efeito de Oleozon contra fungos e bactérias também é um detalhe fundamental: isso é potencializado principalmente pelo processo de ozonização, que é natural e só contribui na melhora desse e de outras ocorrências de pele. Não tem coisa melhor do que contar com um aliado desses, não é? Você pode adquirir o seu agora mesmo em https://www.oleozon.com.br/oleo-ozonizado.
Ajuste o corte da unha Será que o corte da sua unha tem contribuído para as ocorrências de encravamento? Sim, isso é algo a se pensar! Se você tem cortado as laterais da unha, saiba que pode estar favorecendo com que a pele ocupe essa região e se acumule, encravando a unha envolta. Quando puder, faça o ajuste cortando a unha no formato quadrado - sem esquecer de remover a pele que esteja acumulada na lateral. Depois, tente lixar essa unha de tempos em tempos para evitar novos incômodos e aparar possíveis pontinhas que sobrem e possam vir a machucar. A dedicação compensa muito, pois garante seu bem- estar e saúde em longo prazo!
Os cuidados certos fazem toda a diferença em nossas unhas, pele e vida! Como você pôde perceber, é no dia a dia que evitamos muitos problemas de saúde e na urgência podemos contar com armas poderosíssimas. Agora sim, tudo pronto para você se livrar do encravamento das suas unhas! O que você achou das dicas que destacamos hoje? Elas vão te ajudar daqui para frente? Você adicionaria algum outro ponto especial aqui? Conte para nós! A família Oleozon deseja estar presente em seus vários momentos.
Não esqueça de enviar esse conteúdo para amigos e familiares que estejam precisando de tais lembretes. Em caso de dúvida ou se precisar entrar em contato conosco, clique aqui e veja como. Estamos à sua inteira disposição para o que pudermos ajudar. Continue fortalecendo sua vitalidade e toda a qualidade de vida, resguardando-se ao máximo.
Comments