Se você sente que a sua pele tem estado flácida, marcada ou com manchas antes da hora, talvez seja o momento de mudar algumas atitudes
Foto: Noah Buscher/Unsplash.com
O envelhecimento é um processo natural para o ser humano como um todo. Ano após ano, as nossas células se deterioram de alguma forma e vão se adaptando à passagem do tempo como podem. Isso também ocorre com a nossa pele, o órgão capaz de nos apresentar vários indícios do que acontece em todo o corpo. Todos os dias, a pele sofre uma série de agressões (das quais, por um lado, nos protege) como os raios solares, poluição, maus hábitos como o tabagismo e os excessos no consumo de bebidas alcoólicas, uma alimentação desregrada e muito mais – agressões essas que estimulam o processo de envelhecimento pouco a pouco sem que nem percebamos, levando a alterações muitas vezes precoces, antecipadas à cronologia habitual. Quando isso ocorre, portanto, os sinais são claros: vemos muitas manchinhas, rugas e flacidez onde, ainda, não deveriam estar presentes, o que incomoda e gera bastante preocupação. A boa notícia, entretanto, é que esse envelhecimento precoce pode e deve ser prevenido com atitudes básicas diárias que, além de eficazes, são simples de seguir. Parte delas, inclusive, contribui para uma vida mais saudável, ou seja, são mudanças que vão muito além da estética, mas abarcam o nosso bem-estar, longevidade e qualidade de vida. Se você tem refletido ou percebido uma tendência para o problema, é hora de rever alguns pontos. Hoje compartilhamos com você os principais, que podem ser inclusos no seu dia ainda hoje e que são somente o início de uma trajetória de transformação para uma vida e uma pele muito melhores. O que acha? Vamos conhecê-los?
Use protetor solar diariamente
Utilizar um bom filtro solar diariamente é um dos grandes segredos da manutenção deuma pele jovem, saudável e viçosa, com aquela beleza estonteante. Isso porque o protetor evita que os raios UV penetrem na nossa pele e acelerem a degradação das fibras de colágeno e elastina que dão sustentação a toda a sua estrutura. Quando não cuidamos desse quesito, o fotoenvelhecimento é quase certo: ele surge por meio de manchas, ruguinhas, falta de textura e firmeza e muitas outras peculiaridades que não só podem como devem ser evitadas com os cuidados certos. Por isso, mesmo nos dias nublados, não esqueça de investir no seu filtro! Esse detalhe é mais do que importante.
Higienize a pele todos os dias
Você tem higienizado a pele de forma adequada todos os dias? Sim, não podemos esquecer de lavar bem o rosto, principalmente se você for mulher e adepta de produtos de maquiagem, por exemplo. Poluição, resíduos de itens que utilizamos e outras substâncias podem se acumular e prejudicar a pele! Por isso, o ideal é que você adote um sabonete para o seu tipo de pele e faça tal higienização duas vezes por dia, uma ao acordar e uma antes de dormir. No caso da maquiagem, os demaquilantes ou soluções micelares também dão uma boa força. Consulte seu dermatologista para ficar por dentro dos detalhes e de suas particularidades!
Cuide bem da sua alimentação
Beleza tem tudo a ver com o que ingerimos, com os nossos hábitos alimentares. É por isso que sim, uma alimentação equilibrada, saudável e com os nutrientes de que precisamos para viver de fato bem é fundamental na prevenção de um envelhecimento precoce da pele. Investir em frutas e vegetais em geral, beber bastante água todos os dias e evitar industrializados e enlatados, açúcar, sódio e gordura já é um ótimo começo. E ah: moderar nas bebidas alcoólicas também é importante, pois esse consumo exagerado acelera o processo de degradação da pele. Vale ter um nutricionista de confiança para pedir a orientação adequada.
Inclua exercício físico na rotina
As atividades físicas não podem ser excluídas do tema – porque sim, elas também têm participação direta na manutenção da nossa pele. Um dos principais benefícios de mexer o corpo no que diz respeito a pele é o estímulo da produção de substâncias químicas que exercem uma enorme ação antienvelhecimento, como é o caso do hormônio de crescimento L Glutamina. Ou seja, além de você liberar aquelas energias acumuladas e aproveitar os efeitos de uma boa endorfina (o bem-estar é certo graças a ela!), você ainda garante uma pele lisinha e firme por muito mais tempo, do jeito que todos nós mais desejamos. É simplesmente tudo de bom, não é?
Hidrate de forma bem eficaz
A partir dos 25 anos de idade, é natural que a oleosidade da pele comece a diminuir gradualmente. Por essa razão, é muito mais fácil que a cútis resseque, fique vulnerável a manchas arroxeadas e até coce e incomode se tais características se agravarem. O ideal, portanto, é que lancemos mão de uma generosa e boa hidratação após o processo de higienização e tomemos essas ações como hábitos, inclusas em nossa rotina. Um detalhe importante: ao lavar o rosto, por exemplo, não utilize água quente. Prefira água em temperatura ambiente ou um pouco fria para que não haja ressecamento. Por fim, aplique seu hidratante predileto massageando a face. Você verá muita diferença ao adotar esta atitude tão simples para a sua vida! Experimente.
Não esqueça de consultar o seu dermatologista com frequência para avaliar as questões específicas da sua pele – e, claro garantir que o envelhecimento não se acelere por hábitos prejudiciais. As nossas dicas já são um ótimo começo para quem deseja fazer diferente nos cuidados com a pele desde já, mas é fundamental que tudo isso seja acompanhado! O que você achou dos pontos que destacamos hoje? Algum deles já é indispensável para você? Quais truques você utiliza para não deixar de cuidar da pele na sua rotina? Detalhe aqui para nós! A família Oleozon deseja estar presente nos seus diversos momentos, na garantia de vitalidade nas pequenas ações. Em caso de dúvida ou se precisar entrar em contato conosco, clique aqui e conheça os meios disponíveis. Estamos à sua inteira disposição para o que pudermos ajudar.
Comments