top of page
Buscar
Foto do escritorOleozon

COMO VOLTAR AOS EXERCÍCIOS FÍSICOS APÓS A PANDEMIA? CONFIRA AS 6 PRINCIPAIS DICAS!

Muita gente está retomando as atividades físicas no início de 2021. Isso é ótimo, entretanto, é preciso ter atenção a alguns detalhes


Foto: Reprodução/Web


Na época mais crítica da pandemia do novo Coronavírus, tivemos de mudar inúmeros hábitos e nos adaptar a uma realidade completamente diferente e inesperada. Foram meses de isolamento social, em que muitas pessoas alteraram suas rotinas de um dia para o outro, de forma drástica, vivendo a maior parte do tempo em suas casas e apartamentos. Foi necessário. Muitas dessas atividades diárias incluíam os exercícios físicos, algo importante de ser feito em prol da nossa saúde e de nosso bem-estar – mas que também, se não feito em casa, teve de ser pausado de alguma maneira. A vida aos poucos vai retomando o seu ritmo normal e, neste momento, os atletas de plantão estão lutando para voltar às atividades, o que não é nada fácil. Aqui lidamos com uma série de fatores que dificultam essa missão como a perda da força, baixa na resistência, flexibilidade reduzida e dores musculares que são normais quando se faz um esforço um pouco maior após um tempo sem treino. Não é hora de desistir, por outro lado, mas de persistir para que os exercícios físicos sigam beneficiando não apenas o corpo, mas a mente e o espírito. Esse é o seu caso? A nossa conversa de hoje com certeza vai te ajudar bastante. Preparamos algumas dicas especiais para todos que estão tentando voltar aos exercícios físicos após alguns meses de pausa ou algum tempo em intensidade reduzida. É possível sim retornar com toda a calma e cuidando bem do organismo para que ele se acostume novamente ao esforço comum. O que acha de conferir conosco as recomendações? Veja:

Continue se cuidando

Não tem jeito: a pandemia ainda não acabou e, por isso, é fundamental que sigamos com os mesmos cuidados de lá do começo. Uso de máscara e higienização das mãos são pontos essenciais! No caso de grupos de risco (idosos, pessoas com algum tipo de comorbidade), o ideal é que os exercícios domiciliares sejam priorizados em razão de sua segurança e até que a maior parte da população esteja vacinada. Se você for à academia, tenha atenção à limpeza dos aparelhos antes e após o uso. Mantenha o distanciamento social, calculando mais ou menos de 1 a 2 metros de distância das outras pessoas Até ao ar livre isso é válido: procure reservar-se cerca de 5 metros ao caminhar, 10 ao correr e cerca de 20 ao pedalar ou praticar corridas um pouco mais intensas. Tudo isso ajuda e muito na prevenção da COVID-19.

Prefira ao ar livre

E por falar em exercícios ao ar livre, essa é uma opção muito indicada para quem, por exemplo, ainda não tem segurança para frequentar a academia ou não dispõe de tanto espaço em casa. Bicicleta, uma caminhada, corrida, musculação leve com ferramentas especializadas em parques, praias ou praças funcionam e muito! Procure um local em que não haja tanta movimentação de pessoas ao redor e aproveite. Como o ar não fica concentrado em um ambiente fechado, você pode se sentir muito mais seguro(a). Só não abra mão dos cuidados e se esforce para seguir utilizando a máscara. O distanciamento não pode ser deixado de lado caso você sinta que a circulação de pedestres e outros atletas aumente em determinado momento, tudo bem? A cautela ainda é necessária e muito importante para todos.


Cuidado com a intensidade

Sabemos que a ansiedade para retornar as atividades físicas é grande, principalmente para recuperar a forma física – um dos maiores objetivos de quem se dedica aos exercícios físicos. Porém, muito cuidado! A intensidade deve ser avaliada dia após dia e, claro, em um primeiro momento os exercícios devem ser leves. Procure fazer tudo de maneira gradual! Essa cautela evita problemas como lesões por sobrecarga, algo muito comum em pessoas que permanecem muito tempo sem se exercitar e retornam de uma vez. Teste os limites do seu corpo sem exageros e jamais os ultrapasse. Esse é um compromisso que você deve firmar com você mesmo(a) agora. Experimente recomeçar com, por exemplo, 50% de carga e intensidade que você costumava fazer antes e aumentar 10% a cada semana de treino. Aos poucos você chega lá!

Procure orientação profissional

A importância da orientação de um profissional de educação física na prática de exercícios é indiscutível. Nesse momento, então, buscar apoio especializado é uma das melhores atitudes que podemos tomar por nossa saúde e bem-estar. Isso vale para todas as práticas, seja um treino pesado de musculação a uma corrida ao ar livre! O educador físico é capaz de nos ajudar a reduzir drasticamente o risco de lesões, desenvolver estratégias para uma melhora eficaz do condicionamento físico, adequar a modalidade às nossas metas e até garantir um pouco mais de motivação, afinal, isso ele tem de sobra. Demais, não é? Muitos deles estão realizando atendimentos e todo o acompanhamento necessário de maneira online por segurança. Peça indicações e consulte um nome de sua confiança! Você não vai se arrepender desse cuidado.

Mantenha a postura e respire

Quer começar com algo básico, que nos garante vitalidade e mais segurança em nos exercitar? Respire e preste bastante atenção à sua postura durante a execução de cada atividade. Isso é importante porque quando não temos uma postura adequada, o movimento fica restrito – o que dificulta a realização do que precisamos naquele exato momento. Não podemos comprometer o nosso plano de atividades físicas dessa maneira, não é? São detalhes que podemos corrigir rapidamente. Por isso, cuide bem

da sua coluna e siga todas as orientações dadas pelo profissional que citamos acima. Respire fundo sempre, oxigene as células de todo o seu corpo! São pequenos truques que elevam a nossa capacidade física e mental e facilitam o processo de retomada das atividades físicas com excelência. Respeite seus limites.

Mais uma vez: é preciso respeitar os próprios limites. A ansiedade pela boa forma é normal, mas precisamos compreender que o nosso corpo demanda tempo para se acostumar à nova realidade e que, com dedicação e paciência, retomaremos o que desejamos. Se você perceber que falta um ar durante as práticas, que a sua resistência está menor ou que aumentou um pouquinho de peso após os últimos meses de pausa, saiba que está tudo bem! Não entre em desespero ou pense em abandonar tudo ainda no início da missão. No começo, devemos nos esforçar para recriar o hábito da atividade física e para que, após alguns meses, tenhamos os resultados que aguardamos. Tudo no seu tempo! Em breve você colherá os frutos que tanto almeja, entretanto, até lá, deverá aprender a lidar com certos detalhes, como a própria cobrança interna. Vá devagar, na certeza de que você conseguirá!

Estamos retomando nossas vidas e enfrentando dificuldades que não esperávamos, não é? Porém, devemos lembrar que estamos todos juntos nessa e que tudo dará certo! Como tem sido a sua retomada às atividades físicas por aí? O que achou das dicas de hoje? Alguma delas será útil para você daqui para frente ou você já tem adotado alguma das nossas sugestões em sua nova rotina? Conte para nós! Queremos saber de você. A família Oleozon deseja estar presente nos seus diversos momentos, na garantia de vitalidade nas pequenas ações. Não esqueça de mandar esse conteúdo tão importante para amigos e familiares. Em caso de dúvida ou se precisar entrar em contato conosco, clique aqui e veja como. Estamos à sua inteira disposição para o que pudermos ajudar. Continue fortalecendo sua vitalidade e toda a qualidade de vida, resguardando-se ao máximo.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page