Dedicada à prevenção ao câncer de pele, a campanha Dezembro Laranja é um lembrete acerca de cuidados essenciais principalmente no verão
Foto: Reprodução/Web
Você conhece, já ouviu falar da campanha Dezembro Laranja? Sabe exatamente do que se trata? Pois é, o último mês do ano é exatamente de conscientização e estímulo à prevenção do Câncer de Pele, uma ação desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia que abraça justamente o início do verão, a época do ano que em que os raios solares estão muito mais intensos e demandam aquela atenção especial por parte de toda a população. Muitos desconhecem, mas o Câncer de Pele é tipo de câncer que mais atinge os brasileiros. Para se ter uma ideia, nos últimos dois anos, a estimativa do INCA (Instituto Brasileiro de Câncer) era de que 85.170 casos novos de câncer de pele não melanoma ocorressem entre homens e 80.410 entre mulheres. Um número alto e muito alarmante! Tais ocorrências são causadas, dentre outros fatores, pela exposição solar excessiva e sem proteção – que provoca alterações nas células de forma gradativa especialmente nas pessoas que têm a pele mais clara ou pintas e manchas espalhadas pelo corpo, idosos e quem já possui histórico familiar da doença. Quem tem o costume de fazer procedimentos de bronzeamento artificial também deve ter muita cautela, já que eles também oferecem um alto risco, mais ainda do que a exposição solar natural. A prevenção ao Câncer de Pele está em nossas mãos e demanda que tomemos atitudes diárias em prol da nossa saúde e bem-estar. Pensando nisso, hoje trouxemos alguns dos principais cuidados que devemos ter e dicas que serão úteis não somente no verão, mas ao longo de todo ano. Garantir uma proteção efetiva e eficaz é simples, basta que utilizemos de bastante consciência e dedicação. Confira conosco:
Invista em roupas com proteção
Se você de fato precisa se expor ao sol diariamente por qualquer razão que seja, uma das alternativas mais viáveis é investir em vestimentas que possuam proteção UV, que fornecem uma barreira efetiva contra os raios ultravioletas. Tenha cuidado, apenas, com algumas características importantes antes de adquiri-las: um tecido um pouquinho mais firme ao toque, por exemplo, garante mais proteção. Há também o fato de que o tecido seco é muito mais protetor do que o molhado, por isso, procure não descuidar nesse sentido. Sempre vale muito a pena ter tato com os detalhes. A nossa saúde agradece!
Capriche nos acessórios Para quem não dispensa bons acessórios nos looks do dia a dia, a boa notícia é que muitos deles são aliados também da nossa saúde, pois funcionam como barreiras físicas de proteção da nossa pele. Você sabia disso? Lindos chapéus e bonés, por exemplo, podem até não saírem tanto do armário, mas reduzem bastante os efeitos nocivos da exposição ao sol e ainda completam o visual nos dias de praia e piscina. Se os seus costumam ficar guardados ou só saem do guarda-roupa em ocasiões especiais, procure utilizá-los em sua rotina! Além de efetivos no quesito saúde, eles também são nossos melhores amigos quando o assunto é amenizar o calor nos dias mais quentes.
Escolha bem os horários
Um dos segredos para aproveitar o sol com saúde é saber selecionar bem os horários de exposição. Inclusive expor-se aos raios solares de maneira responsável é benéfico à nossa saúde, afinal, a atitude fortalece a nossa Vitamina D. Por isso, para fugir da agressividade dos raios ultravioleta especialmente no verão, o recomendado pelos especialistas é evitar exposição entre as 10:00h e as 16:00h. É nesse intervalo bastante específico que os raios UV estão em voga com maior força e podem sim nos prejudicar, principalmente se estivermos sem a proteção devida (roupas adequadas, acessórios, filtro solar). Permaneça atento(a) aos horários e em dia com sua pele!
Faça o básico: use protetor Não esqueça de aplicar o filtro solar em toda a pele antes de se expor ao sol, sempre caprichando nas áreas mais críticas. Procure utilizar produtos com proteção solar (FPS) acima de 30 e não os deixe de lado mesmo em dias nublados ou encobertos, pois a radiação segue presente mesmo em tais contextos. Um detalhe importante diz respeito à reaplicação dos filtros: sempre que suar ou sair de banhos de piscina ou de mar, por exemplo, eles devem ser aplicados na pele novamente. Vale a pena seguir as instruções da embalagem do seu protetor solar predileto para não deixar nada disso passar!
Evite o bronzeamento artificial
Como citamos rapidamente mais acima, o bronzeamento artificial é um procedimento muito perigoso no que diz respeito aos riscos de desenvolvimento do Câncer de Pele, principalmente quando as sessões são feitas antes mesmo dos 30 anos de idade. É por essa razão, inclusive, que câmaras de bronzeamento e lâmpadas ultravioletas estão proibidas no Brasil desde 2009, estando disponíveis somente no exterior. Caso queira se bronzear, faça de maneira consciente: não deixe de se proteger e não passe horas e horas em exposição. Um descuido pode levar a consequências perigosas em longo prazo e enfraquecer a saúde, o bem mais valioso que temos!
Fique atento(a) aos sinais
· Aparecimento de feridas brilhantes e com vasinhos visíveis · Surgimento de marca avermelhada e que sangra facilmente ao toque · Feridas elevadas e brilhantes, com aparência de verrugas · Ferida que coça ou sangra, cicatriza, e depois repete o mesmo ciclo · Mudança na cor, tamanho ou forma de alguma mancha ou pinta · Feridas que não cicatrizam nos lábios, principalmente em quem fuma
· Machucados que parecem cicatrizes na região da face
Protegendo grupos de risco · Pessoas com histórico familiar de Câncer de Pele · Pessoas que já tenham tido Câncer de Pele · Indivíduos que têm muitas manchas ou pintas pelo corpo · Albinos ou portadores de doenças que predispõem o surgimento do câncer · Pessoas de pele clara, olhos claros, cabelos loiros ou ruivos · Pessoas com imunidade baixa naturalmente ou reduzida por alguma razão · Pessoas que se expõem ao sol continuamente por necessidade
Compartilhar as dicas com quem amamos e adotá-las no dia a dia é fundamental para que, juntos, evitemos novos casos de Câncer de Pele em nosso país. Devemos ter em mente que a pele é o maior órgão do nosso corpo e, como todos os outros, merece um cuidado diário intensivo, já que ela também ajuda a conduzir toda a nossa saúde e bem- estar. Proteja-se sempre! Utilize protetor solar, invista em seus acessórios favoritos – e jamais deixe de se cuidar! Queremos você sempre protegido(a). O que achou do tema de hoje? Você já vem adotando os pontos que destacamos? Como a proteção solar é feita em sua casa? Conte para nós! A família Oleozon deseja estar presente nos seus diversos momentos, na garantia de vitalidade nas pequenas ações. Não esqueça de mandar esse conteúdo tão importante para amigos e familiares. Em caso de dúvida ou se precisar entrar em contato conosco, clique aqui e veja como. Estamos à sua inteira disposição para o que pudermos ajudar. Continue fortalecendo sua vitalidade e toda a qualidade de vida, resguardando-se ao máximo.
Comments