Na época das confraternizações, devemos ter cuidado e evitar exageros. Mesmo em festa a nossa saúde deve estar em 1° lugar
Foto: Reprodução/Web
O fim de ano chegou e trouxe com ele muitas celebrações de família e entre os amigos. Mesmo com as orientações de distanciamento social para 2020, muita gente promoverá encontros especiais em seus núcleos de convívio diário, tomando todas as precauções e seguindo os cuidados orientados pelas autoridades de saúde. Nós temos mesmo muito o que comemorar, apesar de estarmos, ainda, enfrentando um período difícil em razão da pandemia de COVID-19, em curso desde o início desse ano. Nessas festas, é comum que encontremos uma variedade farta e deliciosa de pratos típicos da época, preparados por toda a família com um carinho sem igual. São inúmeras opções únicas, degustadas sempre em um espaço curto de tempo e geralmente acompanhadas por bebidas alcóolicas – uma combinação que exige que sejamos cautelosos e saibamos manejar da melhor forma que pudermos. Além de prejudicar a dieta e toda a rotina de alimentação saudável que vinha sendo seguida, os exageros das festas de final de ano podem dar origem a consequências pontuais bastante incômodas, como a conhecida ressaca, dores de estômago, desidratação, indisposição, sensação de estufamento e muito, muito mais.
Você com certeza já passou por isso em algum momento, não é? O que acha de aprender a alimentar-se melhor mesmo em meio às festas e celebrações e evitar episódios desconfortáveis nesse sentido? Sim, é possível se divertir sem se privar de curtir os pratos e drinks da época, basta seguir algumas orientações especiais! Confira as dicas que preparamos para que você aproveite sem descuidar da saúde em um dos períodos mais animados do ano:
Beba com moderação
Essa é uma dica que vale para todas as outras ocasiões festivas do ano, mas que faz todo o sentido nesse período, já que os encontros e confraternizações costumam ser em maior número. É fundamental que saibamos degustar bebidas alcoólicas com um super cuidado e moderação, principalmente porque elas desidratam e baixam as nossas defesas. Você sabia que até a nossa imunidade sofre com o alto consumo de álcool? Pois é. Por isso, alterne os seus drinks favoritos com copos de água geladinha e procure degustar, mesmo que de vez em quando, bebidas sem álcool. O vinho, por exemplo, pode ser trocado por um bom suco de uva integral, que é repleto de benefícios para a saúde e bem agradável ao paladar. Você vai adorar fazer este experimento!
Equilibre as quantidades
As ceias das festas de fim de ano são conhecidas pela fartura e por muita "comilança" em família. Porém, quando não equilibramos as quantidades, podemos até mesmo sobrecarregar o organismo e sofrer bastante com efeitos ultra desagradáveis. O ideal, portanto, é que comamos porções menores. Vale colocar um pouquinho de cada coisa no prato! Essa é uma ideia ótima, pois assim conseguimos provar tudo que gostamos, evitar qualquer mal-estar no dia seguinte e jogar para longe aquele sentimento de culpa por ter exagerado. Não esqueça que o momento é de celebração – por isso, procure manter a saúde 100% para curtir com quem você mais ama do início ao fim! Adotar soluções como essas vale muito a pena, pois só nos beneficia!
Adapte as suas receitas
O que acha de preparar as tradicionais receitas da época de um jeito diferente, um pouco mais saudável? Sim! Ao modificar o modo de preparo ou adaptar determinados ingredientes, você pode tornar qualquer prato típico uma opção muito mais equilibrada para as suas ceias. Uma dica importante, por exemplo, é fugir das frituras. Quem desejar fazer essa substituição em prol da saúde e do bem-estar, pode escolher preparar os pratos no forno. Em vez de óleo, utilize azeite em quantidade moderada. Para evitar farinha branca, invista em farinhas de melhor qualidade, como de aveia. São muitas adaptações bacanas que tornarão os pratos ainda mais deliciosos e, claro, amigos da saúde! Na dúvida, vale a pena consultar um nutricionista de confiança.
Invista nas deliciosas fibras
Você já deve ter ouvido falar sobre o quanto é importante consumir fibras, não é? Dentre muitos outros detalhes, elas garantem saciedade e evitam aquele exagero nas ceias. Se você desejar testá-las, algumas opções específicas se encaixam na época! Vale a pena investir nas frutas frescas, ameixas, lichias, avelãs, amêndoas e nozes. Legumes e frutas da estação também são petiscos maravilhosos e que beneficiam a nossa saúde de várias outras formas! Se você gosta de uma boa salada, também pode transformá- la em sua entrada especial! A seguir, detalhamos alguns pontos para você torná-la ainda mais deliciosa e atrativa, do jeito que preferir – com molhos, ingredientes extras e toques diferenciados que podem ser a sua cara! Você decide tudo!
Que tal uma saladinha?
As saladas são a opção perfeita de entrada para quem quer, de fato, equilibrar a alimentação nas confraternizações. Elas são repletas de saúde! As verduras ajudam a hidratar o corpo, são ricas em muitas vitaminas e minerais e dão um up na vitalidade... Ou seja, fazem muito bem! Se você não tem o costume de ingeri-las, misture diferentes folhas e selecione complementos como tomates, castanhas e lentilhas. Deixe-as bem coloridas, nas cores que você preferir! Os molhos também devem ser escolhidos a dedo. A opção mais saudável, nesse sentido, é temperar tudo com azeite, limão e sal (com moderação). Esse mix já fica delicioso! Experimente.
Não faça jejum ou restrições Será que restringir a alimentação ou fazer jejum antes das festas funciona? Muitas pessoas deixam de comer um dia inteiro antes das festas para aproveitar mais à noite, o que, na realidade, é um grande equívoco. Você sabia disso? Essa prática aumenta a sensação de fome e estimula a comer bem mais, gerando consequências muitas vezes inesperadas. Exagerar na comida em um curto espaço de tempo, como já citamos, pode sobrecarregar o corpo e causar muito mal estar. Por isso, se alimente corretamente durante todo o dia antes das confraternizações, investindo em pratos saudáveis e mais leves. Siga a sua rotina normal com tranquilidade! Utilize a dica anterior da salada se preferir. Você aproveitará cada detalhe sem preocupação e livre de sustos.
A nossa saúde está diretamente ligada ao que ingerimos e durante as festas isso não é diferente! Por isso, preste bastante atenção ao que come. Como tem sido as suas festas de fim de ano? Você cuida da sua alimentação como deveria? Alguma das dicas que compartilhamos hoje já faz parte da sua vida nas celebrações de Natal e Ano Novo? Qual delas mais funciona em seu dia a dia ou você mais compartilha com os amigos e família? Conte para nós! A família Oleozon deseja estar presente nos seus diversos momentos, na garantia de vitalidade nas pequenas ações. Não esqueça de mandar esse conteúdo tão importante para amigos e familiares. Em caso de dúvida ou se precisar entrar em contato conosco, clique aqui e veja como. Estamos à sua inteira disposição para o que pudermos ajudar. Continue no pleno fortalecimento da sua vitalidade e qualidade de vida, protegendo-se sempre!
Commentaires