top of page
Buscar
Foto do escritorOleozon

HOME OFFICE: COMO EVITAR DORES E DESCONFORTOS NAS COSTAS AO TRABALHAR EM CASA? VEJA DICAS!

Trabalhar em casa nos deixa mais relaxados e, por outro lado, menos atentos à postura. As dores nas costas têm sido recorrentes em muitos lares


Foto: Reprodução/Web


A pandemia de COVID-19 que temos enfrentado há alguns meses demandou mudanças profundas na rotina, incluindo a maneira como desempenhamos nosso trabalho – que passou a ser diretamente de nossas casas. Muitos seguem colaborando em “home office” e incorporando ao dia a dia uma dinâmica em que a vida profissional e pessoal se encontram, já que o distanciamento social é a melhor maneira de frear o contágio pelo novo Coronavírus. Trabalhar em casa oferece aquele aconchego extra, é verdade, mas, para quem esteve habituado por tantos anos ao conforto e toda a estrutura de um escritório, essa mudança pode significar um certo incômodo. As mesas, cadeiras, a iluminação e outros itens fundamentais às atividades laborais podem não ser adequados e desencadear um problema que muitos brasileiros já conhecem de longa data: a dor nas costas. Há quase 10 anos, a dor nas costas já era o problema de saúde mais comum relatado pela população do nosso país de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – hoje, então, os dados devem ser ainda mais alarmantes e merecem uma atenção redobrada. Se você se enquadra nos 16% da população que tem a dor nas costas como uma patologia crônica, saiba que você pode e deve adotar medidas especiais para evitar que a sua coluna sofra e para que você possa realizar o seu trabalho com toda a tranquilidade que merece. O que acha de promover algumas mudanças em seu “escritório em casa” hoje mesmo para acabar com os desconfortos e reclamações? Hoje é dia de compartilharmos as principais dicas no que diz respeito ao assunto para que o seu isolamento social se torne e permaneça muito mais saudável enquanto for necessário. Vamos nos cuidar melhor? Veja:

Ajuste a sua postura

Muitos casos de dores nas costas são resultado exclusivo de uma postura inadequada reproduzida de forma constante, até diária. Por isso é fundamental que saibamos como sentar e nos comportar durante as horas em que estamos em frente ao computador produzindo, atendendo e em contato com colegas e clientes, por exemplo. A maneira correta de sentar-se é sempre com a coluna ereta, preferencialmente com as costas apoiadas no encosto da cadeira e com a lombar descansada. Preste atenção também aos joelhos: eles devem permanecer dobrados em 90 graus e os pés precisam ficar apoiados no chão ou em algum apoio específico para evitar qualquer disfunção postural nesse período. Observe o que você tem feito item por item e ajuste se achar necessário.


Trabalhe em local adequado

As nossas casas nos ofertam várias possibilidades de espaços para desempenharmos atividades laborais – porém, nem sempre as que escolhemos são as melhores. Em prol de nossas costas, é fundamental que evitemos locais como camas, sofás, bancadas de cozinha ou qualquer outro cômodo que não ofereça o conforto adequado para que sentemos de maneira responsável com a saúde da coluna. Sempre que perdemos a postura ereta, as nossas costas sofrem! É automático, nós sentimos dor e incômodo quase que instantâneo. Por essa razão, é importante que valorizemos o escritório, com uma boa mesa própria para o trabalho e uma cadeira que nos oferte a estrutura de que precisamos durante as 8 horas em que nos concentramos em tais atividades. Verifique todas as alturas

Ergonomia. Você já ouviu falar nessa palavra? Ela trata diretamente de nossas relações com máquinas e objetos com os quais interagimos especialmente em nossos trabalhos, de forma a garantir segurança e eficiência. Se você tem sentido incômodo nas costas, provavelmente ela deve ser melhorada, a começar por pontos muito básicos como as alturas dos objetos que você utiliza. Os apoios de pés e braços são do tamanho correto? Você consegue apoiar os seus cotovelos sem dificuldade na mesa? Os seus pés tocam o chão enquanto você se senta na cadeira de seu escritório? Pois é. É de fato necessário reavaliar cada detalhe desse até que você consiga manter uma boa postura e evitar dores recorrentes. As soluções geralmente estão em pequenos e simples pontos!

Cuide da sua saúde mental

A sua mente tem funcionado realmente bem? Você se sente relaxado(a) ou vive em um alerta constante, estressado(a) e ansioso(a)? Sim, as dores que sentimos em nosso corpo também podem ser resultado das tensões que experimentamos dia após dia, comuns na maioria das funções trabalhistas. Se as suas costas incomodam, vale a pena rever o seu bem-estar geral e incluir na rotina atividades alternativas nos horários livres. Procure ler, praticar exercícios físicos, meditar, tomar pelo menos 15 minutos de sol diariamente, conversar com amigos e familiares pelo telefone e evitar excessos, como um consumo exacerbado de cafeína. Esse é um ótimo começo para que o cérebro passe a funcionar melhor e ajudar você a se sentir muito mais disposto(a) e confortável ao longo de todo o dia. Experimente!

Faça pausas e alongue-se

Todo mundo precisa de pausas durante o dia de trabalho, para tomar uma água, ir ao banheiro e mais. O que acha de aproveitar tais momentos para alongar-se e respirar? Basta fazer algumas respirações mais profundas e investir em movimentos suaves para esticar algumas partes específicas, sempre respeitando os seus limites, é claro. Faça assim: comece pelo pescoço, inclinando a cabeça para frente, para trás e para os lados. Depois, entrelace os dedos e vire as palmas das mãos para fora enquanto estica os braços devagar. Por fim, estique as pernas por alguns segundos e retorne às atividades pouco a pouco. Você se sentirá bem melhor e com muito mais disposição, já que tais movimentos “reativam” o nosso bem-estar e a nossa consciência corporal.


Aproveite o período de trabalho em casa para garantir uma atenção extra a você e as suas necessidades! Isso fará total diferença na sua saúde em longo prazo, não somente neste período de isolamento. As mudanças em prol do seu bem-estar geral são mesmo pequeninas, por isso, você pode testá-las ainda hoje! Que tal? O que você achou das nossas dicas? Já experimentou alguma delas antes? Qual você pretende implementar no home office daqui em diante? Conte para nós em detalhes! A família Oleozon deseja estar presente nos seus diversos momentos, na garantia de vitalidade nas pequenas ações. Em caso de dúvida ou se precisar entrar em contato conosco, clique aqui e veja como. Estamos à sua inteira disposição para o que pudermos ajudar. Continue se cuidando e permaneça seguro(a) neste momento de pandemia.

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page