top of page
Buscar
Foto do escritorOleozon

HORA DO SONO: COMO REGULAR O RELÓGIO BIOLÓGICO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

Com as mudanças de rotina provocadas pelo isolamento social, o sono de muita gente ficou bem confuso. Mas, felizmente, há como resolver


Foto: Reprodução/Web


Muita coisa mudou desde que o isolamento social foi implantado no Brasil para conter o avanço do novo Coronavírus – inclusive, a rotina de todos nós. Se antes tínhamos um horário fixo para dormir, acordar, trabalhar/estudar e comer, agora ficou muito mais difícil seguir à risca um cronograma, já que o contexto não favorece muito e estamos a todo tempo em nossas casas. Entretanto, é muito importante que sigamos respeitando tais horários e criemos rotinas que se encaixem em nossas necessidades atuais, pois todas essas atividades são fundamentais para a nossa vida e para a nossa vitalidade não apenas hoje, mas sempre. Perder a rotina regular de sono e passar a dormir pouco ou de forma incompleta, por exemplo, prejudica a nossa saúde e o equilíbrio do organismo como um todo, nos trazendo consequências em curto, médio e longo prazo que variam entre baixa imunidade, distúrbios de memória e concentração, variações muito bruscas de humor, fadiga excessiva e constante e até doenças como hipertensão e diabetes. Uma lista nada agradável, mas que podemos evitar, sem dúvida! Felizmente, nos cuidar nesse sentido pode ser mais simples do que imaginamos. Basta um pouquinho de esforço para que nos organizemos aos poucos, dia após dia. Para isso, devemos implementar algumas dicas práticas e especiais que podem nos ajudar bastante nessa missão. Se você está precisando regular o seu relógio biológico novamente e voltar a seguir uma rotina que seja mais ideal para o seu corpo e ajude você a voltar ao ritmo habitual de vida, as próximas dicas vão fazer toda a diferença! Confira os pontos que destacamos para descomplicar o seu sono.

Reduza as bebidas com cafeína

Será que você não tem consumido cafés, refrigerantes e chás cheios de cafeína e um pouquinho em demasia? Pois é, é preciso tomar cuidado com eles até mesmo durante o dia (não somente à noite, pouco antes de dormir), pois dependendo tamanho do copo da bebida que você ingeriu e de suas características corporais e metabólicas, os ativos podem permanecer agindo no organismo por até 10 horas – e, por fim, prejudicar e muito o seu sono, gerando desde uma leve agitação até a insônia em si, capaz de manter pessoas acordadas por longas e longas noites seguidas. Uma boa dica é observar e moderar o consumo caso você identifique a cafeína em sua rotina.


Livre-se de monitores ou telas As horas anteriores ao sono devem ser sagradas e de preparação principalmente para quem tem lutado contra a dificuldade para dormir. Por isso, é bom evitar assistir TV ou mexer no celular enquanto aguarda a chegada daquele sono, pois os eletrônicos liberam luzes que bloqueiam a liberação de melatonina, o hormônio responsável por avisar ao corpo que "está na hora de dormir". O ideal é que você se desligue de absolutamente tudo ao menos uma hora antes de deitar-se. Caso realmente necessite de alguma distração, por que não ler um livro, por exemplo? Essa é uma ótima maneira de relaxar o corpo e a mente para que ambos se preparem para uma ótima noite de descanso.

Defina o horário para acordar

Chegou a hora de evitar o botão soneca do despertador e levantar de fato na hora que você precisa. Se você tem um horário certo para trabalhar ou estudar (mesmo em casa!), o que acha de despertar ao menos uma hora antes das suas atividades para ter tempo de tomar café da manhã, desfrutar de um bom banho e se preparar com calma? Comece ativando o seu despertador alguns minutos mais cedo a cada dia e aos poucos você se verá acordando no horário que deseja sem qualquer dificuldade. O segredo é persistência e paciência com o nosso organismo, que precisa de um tempinho para adaptar-se a novas situações e gerar em si um novo hábito. Experimente!

Pratique boas atividades físicas

Pelo que pudemos perceber, tudo que fazemos durante o dia influencia diretamente no nosso sono à noite. Por essa razão, uma das alternativas mais indicadas para fortalecer e mudar a nossa rotina noturna para melhor são as atividades físicas regulares, que diminuem gradualmente o nosso estresse e nos relaxam a ponto de termos um sono de fato profundo e reparador. Mas tenha muita atenção: não pratique seus exercícios em um horário próximo ao momento de dormir, pois você pode gerar o efeito contrário ao produzir e acumular adrenalina à noite. Estando muito agitado(a), você não conseguirá pegar no sono e acabará retornado à estaca zero no quesito insônia.


Evite os cochilinhos durante o dia

Sabemos que aquele cochilo da tarde é mesmo maravilhoso – e que tem feito parte do dia a dia de muita gente nessa quarentena. Entretanto, se você está tentando se livrar das dificuldades para dormir à noite, ele não é nada indicado. Os cochilos podem sim atrapalhar a rotina noturna e levar à insônia quando não são bem manejados. Por isso, enquanto estiver regulando o seu relógio biológico, vale a pena permanecer acordado(a) o dia todo para ter sono suficiente quando desejar dormir à noite. Só depois que você conseguir dormir melhor é que poderá tentar retornar a esses momentos de descanso ao longo do dia. Combinado? Essa medida é temporária e ajudará bastante.

Queremos que esse período de pandemia logo cesse – mas que você permaneça em casa com toda a saúde e bem-estar enquanto ele estiver em voga. Por isso, aproveite as dicas e tente regular o seu sono o mais rápido que puder! Você se sentirá bem melhor e muito mais saudável, do jeito que merece estar sempre. O que achou das nossas dicas? Você conhecia todas elas para melhorar a rotina de sono? Pretende implementar alguma no dia a dia em breve? Conte para nós! A família Oleozon deseja estar presente nos seus diversos momentos, na garantia de vitalidade nos pequenos detalhes. Em caso de dúvida ou se precisar entrar em contato conosco, clique aqui e conheça os meios disponíveis. Estamos à sua inteira disposição para o que pudermos ajudar.


18 visualizações0 comentário

Komentarze


bottom of page