Foto: Eugene Simonenko/Pexels.com
Os seus lábios costumam ficar ressecados no dia a dia? E na estação do ano que estamos nos aproximando, o inverno? Você sente uma certa rigidez, descamação e até doloridas fissuras na região? Pois é. Lábios ressecados são um problema mais comum do que nós imaginamos, inclusive porque ele pode ter inúmeras causas. No que diz respeito à temperatura, isso ocorre bastante quando está frio, pois o nosso corpo passa a perder água mais rapidamente. Uma baixa ingestão de água diariamente, uso de determinados medicamentos, chegada da menopausa nas mulheres maduras, o fumo, consumo de alimentos muito condimentados e outros detalhes também podem estimular o processo de ressecamento. Por isso, é importante ficarmos atentos: os primeiros a sentirem qualquer alteração ligada à hidratação no organismo são sempre os lábios, pois eles possuem menos camadas que o restante da pele – e, assim, são mais vulneráveis. Mas, se isso ocorre tão facilmente, como prevenir tal ressecamento? Como evitar os sintomas tão incômodos e indesejados de um lábio seco? E, caso tudo isso ocorra, o que fazer para resolver o problema? Aqui vão os nossos 7 cuidados e dicas para evitar o quadro e/ou tratá-lo facilmente se necessário:
Aposte em um bom batom Para as meninas que amam maquiagem e um cuidado bem prático, o batom é uma ótima opção em momentos em que os lábios precisam de uma atenção extra. Aliás, em todos, não é? Quando os lábios ressecarem, o ideal é ter na bolsa um batom que associe-se à função hidratante, pois um produto como esse é capaz de criar uma barreira poderosa contra agressões externas, além de ajudar a evitar um hábito péssimo e super prejudicial: o de molhar a boca com saliva. Na hora de escolher o seu batom, não esqueça de optar pelas versões cremosas, pois os mais sequinhos, os matte, não ajudam quando o assunto é boa hidratação. A partir daí é só viajar nas cores e se divertir!
Não molhe o lábio com saliva
Sim! Como destacamos logo acima, molhar os lábios com saliva é realmente um hábito que deve ser evitado, principalmente se o ressecamento já tiver acontecido. E essa é a tendência nesses momentos, não é? Nós entendemos. Porém, tentar hidratar a boca com saliva só aumenta a irritação, porque o líquido possui pH ácido – tudo que a região que está tão sensível não necessita. Utilizar um batom hidratante que evite esse ímpeto ajudará bastante ou vale até mesmo utilizar truques ainda mais antigos, como colocar um lembrete em local visível para que você não prejudique ainda mais a boca. Com as medidas certas, o quadro melhora bem rapidinho. Você verá!
Cuidado com essas feridinhas
Muitas vezes, o ressecamento nos lábios é tão severo que desenvolve pequenas feridas nos cantinhos da boca, chamadas clinicamente de queilite angular. Caso o seu quadro esteja um pouco mais sério ou você perceba algum detalhe parecido na região, talvez seja melhor procurar apoio de um dermatologista. Essa indicação é válida pois as feridas podem significar uma inflamação que não se trata somente com hidratação caseira, já que pode ter relação com a proliferação de bactérias e fungos. A melhor atitude é, de fato, investigar e resolver o problema com toda a segurança caso seja necessário! Você merece um cuidado ultra completo, para uma saúde plena.
Jamais puxe a pele que soltar Em certo ponto do ressecamento, pequenos pedaços de pele começam a se soltar. O que você faz? Se você tem o hábito de tentar retirá-los, aprenda a evitar. Sabemos que o quadro incomoda bastante, mas puxar os pedacinhos ressecados com os dentes ou os dedos é doloroso e prejudica ainda mais o processo de melhora. Isso lesiona a pele e dá origem a machucados mais relevantes, levando a sangramentos e desconfortos. Por isso, mantenha a pelinha em seu lugar e espere que ela se solte completamente por conta própria. Quando isso ocorrer, será um sinal de que sua pele está se recuperando muito bem e o seu organismo está agindo para sanar o problema.
Atente-se a outros produtos Para quem tem uma rotina de skincare bem definida, vale a pena avaliar se algum dos produtos utilizados pode estar influenciando no ressecamento dos lábios. Isso realmente pode acontecer! É que alguns cremes e ácidos, por exemplo, fazem muito bem a pele – mantendo-a uniforme, delicada e livre de problemas –, porém prejudicam bocas mais sensíveis. Ao utilizar cada item, portanto, tenha cuidado para que eles não atinjam tal região ou invista em um bom óleo capaz de formar uma barreira protetora de hidratação nesse e em todos os momentos. Perceba que, fazendo isso, você cuidará de cada parte da sua face na medida certa. Tem coisa melhor? Sabemos que não.
Aumente a ingestão de água Você já deve ter ouvido falar que beber água é extremamente importante para o nosso organismo como um todo, não é? Além de manter a nossa energia em alta, ela regula o intestino, desintoxica o corpo, auxilia no emagrecimento, facilita a absorção e transporte de nutrientes e, claro, mantém uma pele jovem e bonita – e isso inclui os nossos lábios! Por tudo isso, a dica é sempre ter uma garrafinha de água ao alcance das mãos e tentar ingerir ao menos 2 litros por dia. Caso prefira, você pode investir em sucos, água de coco, frutas e chás, sempre evitando bebidas industrializadas, com muito açúcar e sal, como refrigerantes e sucos artificiais dos mais diversos. Esse cuidado é incrível!
Hidrate-os bastante e sempre
Os lábios, assim como todo o corpo, precisam e merecem ser hidratados todos os dias – não somente mediante o aparecimento de um ressecamento mais severo por qualquer que seja a razão. Nossa atenção deve ser contínua! Por isso, ao longo do dia e antes de dormir, você pode e deve investir em um bom produto hidratante que atenda a todas as suas necessidades. Durante o dia, não esqueça do seu protetor solar e de um batom leve com cor, se preferir, logo após. Caso você tenha afinidade com óleos, Oleozon está aqui para te auxiliar nesta missão, como uma ótima maneira de manter a região sempre forte, nutrida e muito bem hidratada, livre de incômodos como o ressecamento.
Agora você sabe como manter os lábios lindos, hidratados e saudáveis – mesmo estando em casa! Lembre-se que todos os cuidados devem ser incorporados a sua rotina, pois eles são essenciais para que evitemos diversos incômodos. Compartilhe as dicas com seus amigos e sua família! Com certeza todas elas serão bastante úteis. Ao longo das próximas semanas, permaneça seguro(a) em casa, tome todas as precauções e cuide-se o máximo que puder e conte com Oleozon em todos os momentos, na garantia de muito bem-estar e saúde nos pequenos detalhes. É hora de nos recolhermos para permitir que, em breve, a vida retorne à normalidade. Em caso de dúvida, fale conosco clicando aqui. Estamos à sua inteira disposição!
Comments