top of page
Buscar
Foto do escritorOleozon

O QUE A PELE DIZ SOBRE SUA SAÚDE? CONHEÇA 5 SINAIS DE QUE SEU CORPO PRECISA DE ATENÇÃO.


Foto: Reprodução/Web

Como bem sabemos, a pele é o maior órgão do corpo humano e suas principais funções perpassam fatores como a manutenção da temperatura do organismo, reserva geral de nutrientes e proteção de tecidos e outros componentes vitais. Sim, ela faz mesmo um pouquinho de tudo! Há um outro detalhe, inclusive, que muitas vezes não consideramos: ela também funciona como um verdadeiro espelho de tudo que acontece dentro de nós, sendo capaz de externar, por meio de uma série de sinais bem específicos, possíveis problemas ou quadros que demandem a nossa atenção ou aquele cuidado extra. Isso acontece, por exemplo, quando a ingestão hídrica está baixa. Se reduzirmos o nosso consumo diário de água, um dos primeiros órgãos afetados é a nossa pele, que passa a demonstrar alterações como ressecamento, flacidez e falta de viço. Ou seja, “a pele é mais do que um grande revestimento”, como afirma Marcia Purceli, dermatologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Graças à sua forte conexão com todos as estruturas corporais, ela é o retrato completo do organismo. Por tudo isso, é essencial que saibamos observar o nosso corpo e identificar alterações que nos auxiliem a cuidar de maneira ainda mais acurada da saúde como um todo. Para ajudar você nessa missão, compartilhamos hoje 5 sinais que podem ser um guia para que você dê atenção a uma determinada demanda e busque apoio profissional se necessário. Confira aqui!


Manchas brancas

Manchinhas esbranquiçadas que parecerem pintas ao contrário podem ser sinal de um problema mais comum do que imaginamos: a exposição solar excessiva e sem proteção somada a uma alimentação inadequada, pobre em vitaminas e minerais. Esses 2 fatores geram os que os especialistas chamam de leucodermia, em que não basta resolvê-lo esteticamente. Como é possível perceber, é necessário ter um cuidado mais profundo e em longo prazo com os raios solares e se esforçar para alimentar-se bem no dia a dia, consumindo todas as substâncias necessárias à vitalidade e saúde. A pele nos envia os sinais, mas nós é que temos de interpretá-los e resolver o que estiver ao alcance.


Ressecamento constante

Como citamos mais acima, esse é um dos sinais mais claros que a pele dá de que algo não vai bem e precisa melhorar. O ressecamento parece super simples, é comumente associado a uma hidratação comprometida – a um baixo consumo de água –, mas, na realidade, pode esconder quadros que demandem uma maior atenção como o diabetes e doenças vasculares em geral. Se um bom produto hidratante e o aumento no consumo hídrico não resolverem por completo, vale a pena visitar um médico para a realização de exames detalhados. Somente ele poderá oferecer as diretrizes necessárias para que, de fato, a sua saúde e a sua pele permaneçam 100%. Combinado?

Marquinhas amareladas

Se em vez de brancas, as marcas que surgirem especialmente no rosto, braços e pernas forem amareladas, acende-se o sinal de alerta para um consumo excessivo de gorduras na alimentação! Geralmente isso é sinal de altos níveis de colesterol e triglicerídeos, além de uma alimentação nada saudável. Essas manchinhas são nada menos do que um acúmulo de gordura na pele, por isso têm essa coloração. Caso surjam, é necessário realizar exames para investigar patologias secundárias mas, principalmente, dar um up no que se come com ajuda de um nutricionista. Vale lembrar, mais uma vez: trata-se de um pequeno sinal que simboliza a necessidade de uma mudança de hábitos.

Pequenas erupções

Se o problema são pequenas erupções na pele, as possibilidades são inúmeras. No entanto, as mais comuns em adultos estão ligadas à herpes, doença que pode ser bacteriana (em que, na maioria das vezes, o uso de uma simples pomada já resolve) ou viral, em que o vírus permanece em latência durante toda a vida da pessoa e pode manifestar-se por diversas razões, geralmente em momentos de estresse e/ou outros fatores que gerem baixas de imunidade. Em ambos os casos, um acompanhamento médico é indispensável, sendo fundamental que se observe com atenção todo o comportamento da pele durante o aparecimento das erupções.


Partes secas, ásperas e manchadas

Se as alterações em determinada parte da pele mesclam um ressecamento, aspereza e manchas escuras, provavelmente se trata de uma deficiência de vitaminas, mais especificamente a B3 – de fundamental importância no organismo por desempenhar várias funções. Dentre elas estão o metabolismo energético, produção de determinados hormônios, circulação sanguínea e muito mais. O ideal é que se faça uma reposição junto a um profissional e se invista, mais uma vez, em uma alimentação equilibrada e que supra todas as necessidades do corpo com qualidade. Como o que comemos faz diferença em nossa pele e em nossa saúde como um todo, não é?

Aprender a observar a pele e possíveis mudanças com atenção é muito importante, como você pode perceber! Ao longo deste isolamento social, se você puder, reserve um momento para verificá-la todas as semanas e tire suas dúvidas com um profissional de confiança sempre que necessário. Captar os sinais que o nosso corpo envia por meio da pele pode nos ajudar e muito quando o assunto é saúde! Que esse cuidado seja constante! Toda a família Oleozon deseja estar presente nos seus diversos momentos, na garantia de muito bem-estar e saúde em pequenos detalhes.

28 visualizações0 comentário

Komentarze


bottom of page