top of page
Buscar
Foto do escritorOleozon

POR QUE OS PÉS RESSECAM E RACHAM? CONHEÇA AS RAZÕES E SAIBA COMO TRATAR.


Foto: Reprodução/Internet


O ressecamento e as rachaduras nos pés são problemas comuns e que incomodam principalmente as mulheres, sempre preocupadas com o bem-estar e com a beleza em todo o corpo. O que muitas pessoas não sabem é que tais quadros vão muito além das questões estéticas, pois eles podem acarretar consequências para a nossa saúde – uma vez que, rachados, os nossos pés passam a ficar muito expostos a todo tipo de sujeira e micro-organismos, ou seja, vulneráveis a infecções. Tais fissuras geralmente surgem quando a pele desta extremidade está muito seca e acaba por não suportar o peso do corpo somado às atividades diárias que realizamos, como subir escadas ou acelerar o passo rumo a algum compromisso rotineiro. Mas suas causas não param por aí! Elas podem ser muito mais específicas do que imaginamos.


Suas principais causas

Vários fatores e situações podem tornar a pele dos pés mais ressecada e vulnerável às temidas rachaduras. Os mais conhecidos são o excesso de peso, o uso frequente de calçados mais abertos ou apertados, falta de hidratação e bons hábitos alimentares, doenças como diabetes, micoses e psoríase, problemas vasculares, mudanças bruscas e constantes no clima e até a hereditariedade, pois as tendências genéticas também participam do quadro. Todos eles devem ser profundamente investigados antes que se tome qualquer atitude, pois o tratamento varia de acordo com essas causas que influenciam o aparecimento de todo o problema. A prevenção é sempre o melhor caminho, porém, quando o ressecamento e as rachaduras aparecem, é hora de intervir para saná-los. Mas o que fazer, em primeiro lugar?


Como o quadro é tratado?

Antes de mais nada, como citamos acima, é necessário recorrer a um dermatologista para descartar outras doenças como as causas do problema. Micoses e psoríases, por exemplo, devem ser tratadas isoladamente e de maneira bem específica. Já o excesso de peso corporal, quando é o maior influenciador do quadro, também deve ter uma atenção especial e pautar o seu tratamento por meio de uma mudança de hábitos. A falta de hidratação também é revertida através de certa reeducação. Muitas vezes, a solução para o problema é muito simples – mas só um médico pode indicar o caminho correto para sua resolução. Além dos tratamentos mais específicos, é importante que adotemos cuidados essenciais na rotina, não somente para reduzir o ressecamento mas para evitar que ele surja mais uma vez no futuro. E podemos começar ainda hoje!


Cuidando no dia a dia

Para pés macios, lisinhos e sem qualquer fissura, não descuidar da hidratação do local é fundamental. Por isso, deve-se passar diariamente cremes hidratantes ou umectantes, à base de vaselina ou lanolina, na região – de preferência os mais espessos, cujo grau de atuação tende a ser maior. Quando já não existem rachaduras mas a pele segue espessa, vale retirar esse excesso com uma lixa após escaldar os pés em água morna misturada com um creme hidratante. Os escalda pés, inclusive, são grandes amigos de quem precisa resolver o problema! Faça sempre que possível. Por fim, uma dica infalível é ter o apoio de Oleozon, que conta com as propriedades do Óleo de Girassol e do Ozônio (O3) para recuperar os tecidos afetados pelo ressecamento e pelas fissuras e deixar a pele com todas as estruturas equilibradas.


O Óleo de Girassol, por si só, é muito recomendado porque renova o tecido epitelial e afasta a possibilidade de infecções das áreas rachadas, pois forma uma camada protetora contra vários agentes externos. Além de atuar diretamente no problema, ele é uma ótima maneira de preveni-lo. Potencializando o cuidado, o Ozônio (O3), também é usado para fins bactericidas, ajudando a evitar maiores consequências quando o assunto são fissuras causadas por ressecamento nos pés. Unidos, ambos são aliados imprescindíveis durante o tratamento deste problema! Porém, vale lembrar que Oleozon é um tratamento auxiliar para a saúde da nossa pele, que deve ser adotado juntamente com os procedimentos indicados por um médico especialista. Jamais deixe de consultar um dermatologista ou dispense recomendações médicas!

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page