Foto: Felipe Borges/Pexels.com
A meditação é uma arte milenar, ancestral, que nos remete à origem do homem. Trata- se, basicamente, de uma técnica de relaxamento corporal e mental, capaz de nos levar a um estado de calma tão necessário na vida cotidiana. Não se sabe exatamente onde ou quando ela surgiu, mas registros históricos indicam que ela se propagou entre os mais diversos povos, atingindo seu ápice no Egito, na Índia e entre os Maias. No oriente, esta prática possui um significado todo especial, pois envolve mantras, orações, respiração e visualização não somente para acalmar o corpo e a mente, mas como um caminho para a iluminação, plenitude e realização espiritual. Aqui, o envolvimento devocional é claro – por isso ela está presente em templos, escolas de yoga, centros budistas e mais. Também, pudera: é possível experimentar uma verdadeira e grande paz interior quando há uma dedicação à prática, já que ela envolve tranquilidade física e mental em níveis elevados. Para que desfrutemos dos benefícios de uma boa meditação, entretanto, é importante que tenhamos atenção a alguns detalhes essenciais, que vão do momento certo e do espaço para a prática até o nosso hábito de fazê-la. O que acha que implementar ao menos 10 minutos só seus em sua rotina por meio da meditação? Confira as 5 dicas que preparamos e comece hoje mesmo esta jornada de autoconhecimento e realização.
Escolha um ambiente tranquilo Para quem já possui este hábito, é possível meditar em qualquer lugar! Em uma fila de banco, na sala de espera, no shopping e até lavando a louça. Entretanto, até que se atinja tal nível de concentração, nós precisamos auxiliar a mente a, de fato, se desligar. Por essa razão, é fundamental que iniciemos a prática por um local específico, bastante tranquilo, reservado e livre de ruídos. Busque um local confortável e que você tenha certeza de que não será incomodado(a). Ambientes quietos garantem que tal experiência seja agradável e nos traga os resultados que desejamos de fato. E ah: vale a pena adotar acessórios como velas e incensos que tornem o local propício a esta viagem interna.
Experimente posições confortáveis O conforto corporal faz toda a diferença para que entremos no estado de relaxamento que a meditação propõe nos levar. Por isso, experimente variadas formas de permanecer – seja sentado(a) ou deitado(a) –, tendo em mente que você ficará na mesma posição por algum tempo. A forma mais adotada pelos praticantes da meditação é sentado(a), com as com as pernas cruzadas e os pés colocados sobre as coxas, com a sola voltada para o lado de cima. Esta posição chama-se Padmasana (lótus). Não esqueça de manter a postura ereta, com a coluna reta e ombros para trás. Ao final, a sensação corporal será ainda mais reconfortante se prestarmos atenção em tais orientações!
Concentre-se na sua respiração A melhor forma de se afastar um pouco dos pensamentos é, de acordo com especialistas, concentrar-se na respiração. Para isso, basta focar no fluxo, nos movimentos corporais e na frequência com que isso ocorre enquanto mantém-se de olhos fechados. Mas faça sem pressa: a respiração deve ser bem ritmada, mas lenta – para que a mente possa acompanhá-la. Se algum pensamento surgir (o que com certeza acontecerá, pois o nosso cérebro não para de produzir), volte-se à respiração aos poucos, imaginando que está inspirando pureza e expirando as preocupações e tudo aquilo que possa gerar tensão corporal e mental. Meditação é exercício. Tenha paciência consigo neste início.
Mantenha a frequência e tempo
Um minutinho já é suficiente para que você medite e usufrua dos benefícios da prática – desde que você mantenha uma frequência. Você fará isso todos os dias? Dias alternados? Escolha o que melhor funciona para você e adote certa disciplina com a técnica no seu dia a dia. Comece aos poucos, com um ou dos minutinhos e, em breve, você se verá reservando determinado horário só para isso na rotina. Uma dica que também funciona é associar a meditação a uma atividade corriqueira, como escovar os dentes. Dois ótimos horários para adotá-la são antes de dormir (para acalmar a mente e ter um sono de fatoreparador) e logo após acordar, para canalizar boas energias e tranquilidade para o dia.
Volte aos pouquinhos à rotina Assim que finalizar a sua meditação, dê um tempo para o seu corpo voltar ao ambiente com calma. Retome sua respiração habitual, abra os olhos e mentalize bons sentimentos, como o de gratidão. Mexa-se bem devagar, estique braços e pernas, alongue-se da maneira que achar melhor – oferecendo atenção especial principalmente nas áreas que mais apresentam tensão, como os ombros. Após isso, você pode retomar as outras atividades do seu dia, com a certeza de ter conquistado muito mais disposição, calma, atenção e foco no que você precisar fazer dali em diante. Praticantes e especialistas são enfáticos: o hábito de meditar é transformador. Vale a pena experimentar.
A partir de agora, você está mais do que pronto a ter um dia a dia muito mais leve e proveitoso com esta técnica milenar de autocuidado e autoconhecimento. Na época em que estamos vivendo, buscar ferramentas capazes de aumentar os nossos níveis de bem-estar são fundamentais! Por isso, não esqueça de compartilhar a meditação com amigos e familiares e contribuir com leveza nos dias de cada um deles. Continue permanecendo em casa de acordo com as orientações da sua região, cuide-se tomando todas medidas de prevenção contra o COVID-19 e conte com Oleozon em todos os momentos. Nós estamos comprometidos com o seu bem-estar e com sua saúde em cada detalhe, seja qual for o momento. Em breve a vida voltará ao normal!
Comments